Connect with us

Politica

Angola e Timor Leste “trabalham afincadamente” para isenção de vistos, garante João Lourenço

Published

on

Três instrumentos jurídicos foram assinados nesta segunda-feira, 08, em Luanda, entre Angola e Timor Leste, nos domínios da cooperação, de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e serviço, consultas políticas e estudos diplomáticos.

Os três instrumentos jurídicos rubricados foram testemunhados pelos presidentes dos dois países, João Lourenço e José Ramos Horta, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), segundo fez saber o presidente Ramos Horta, que enalteceu, igualmente, o papel de Angola na afirmação de Timor, bem como os 50 anos de independência que Angola assinala em 2025.

O presidente José Ramos Horta disse também que na conversa com o homólogo angolano não falaram somente de factos históricos, mas, do contexto económico na CPLP, com vista concretização de alguns actos de cooperação, e considerou de uma aula magna sobre as questões internacionais.

Já, o Presidente da República, João Lourenço, disse que existe um grande interesse de cooperar com o Timor Leste no sector da agro-pecuária, com vista a fazer uma transição para a industrialização, que passa por uma grande investimento em infra-estruturas.

João Lourenço disse, por outro lado, que já é muito bom que se consiga isenção de vistos em passaportes diplomáticos e serviço, “já é um bom sinal”, mas, pediu calma.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.