Politica
Angola e Sultanato de Omã assinam acordo para fortalecer laços económicos
Angola e o Sultanato de Omã reforçaram a cooperação com a assinatura esta quinta-feira de vários acordos, no âmbito da visita que o Presidente João Lourenço efectua a Mascate, capital do Sultanato.
Hoje, o Ministério das Finanças de Angola e o Banco de Investimento de Omã assinaram um Memorando de Entendimento que estabelece um quadro de cooperação estratégica com o objectivo de fortalecer os laços económicos e financeiros entre os dois países.
“O referido acordo sela a visita de Estado de dois dias que o Presidente João Lourenço efectua ao Sultanato de Omã e que hoje esteve centrada em aspectos de natureza política, diplomática e económica”, lê-se no comunicado da Presidência.
Também foram assinados dois instrumentos jurídicos: um Acordo para Aquisição de Participações nas Minas Diamantiferas de Catoca e Luele em Angola e um Memorando de Entendimento sobre a Exploração de Oportunidades de Cooperação no Sector Energético, entre o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o Massadr Energy Group.
A delegação angolana ao Médio Oriente inclui o ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano, o chefe da diplomacia angolana, Téte António, a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, os titulares das pastas dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.