Politica
Angola e Sudão podem firmar parcerias político-económicas
Com vista a fortalecer as relações entre os dois Estados, Angola e a República do Sudão pretendem, nos próximos meses, assinar um Memorando de Entendimento nos domínios Político e Económico.
Durante uma conferência de imprensa, que serviu para abordar a situação do seu país, a nível interno e externo, o embaixador sudanês, esclareceu que no sector Político, o Sudão quer estabelecer um acordo, por exemplo, de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e ordinários, de modo a facilitar a circulação do povo sudanês a Angola e vice-versa.
Abderaouf Amir Ali Amir disse, igualmente, que o protocolo de livre circulação poderá facilitar os académicos angolanos a viajar para o Sudão, aprender a língua árabe, da mesma forma que os sudaneses vão para Angola para, no caso, conseguirem dominar a língua portuguesa.
O diplomata referiu que no domínio Económico, se pretende buscar parcerias entre empresários sudaneses e angolanos, particularmente na área petrolífera, uma vez que o seu país produz “uma quantidade elevada de petróleo”.