Politica
Angola e Sudão analisam aprofundamento das relações em várias áreas
Angola e a República do Sudão desejam aprofundar as relações de cooperação bilateral com prioridade para as áreas da Mineração, Agricultura, Saúde e Educação.
O Ministério das Relações Exteriores (Mirex), através de uma nota a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, refere que a intenção daquele país foi manifestada, esta quarta-feira, 08, em Luanda, pelo embaixador sudanês em Angola, Abdelraouf Amir, num encontro de cortesia com o director de Cooperação Internacional do Mirex, Carlos Dias.
O Sudão possui de acordo ainda o documento do Mirex, uma economia diversificada, com destaque para o ouro, que é o principal produto de exportação, representando 70 por cento do total das exportações do país, e o petróleo, que é responsável por mais de metade das receitas totais do Governo sudanês.
O Sudão tem, ainda, a pecuária como a segunda maior fonte de exportação, e o algodão, que é reconhecido pela alta qualidade, devido à diversidade de solos e métodos de irrigação.
Em 2022, o Sudão exportou cerca de 379 milhões de dólares em algodão cru, sendo o décimo maior exportador mundial, tendo como principais destinos a Turquia, Egipto, Paquistão, China e Índia.