Connect with us

Politica

Angola é o primeiro país africano a acolher Assembleia Geral da União Interparlamentar

Published

on

Os deputados a Assembleia Nacional consideraram a 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP) que Luanda vai acolher de 23 a 27 deste mês, como uma excelente oportunidade para projecção da imagem do país e reforçar a diplomacia parlamentar.

Este sentimento vem expresso no comunicado de imprensa produzido no final da conferência dos presidentes dos grupos parlamentares, realizada sob orientação da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

De acordo com o documento lido pelo primeiro secretário de mesa da Assembleia Nacional, Manuel Dembo, a 147ª Assembleia-Geral da UIP, a realizar-se sob o lema “Acção parlamentar em favor da paz, justiça e instituições fortes”, vai juntar mais de 1.700 delegados de todo mundo.

Durante o encontro, os parlamentares foram informados sobre o grau de preparação do certame, que arranca na próxima segunda-feira, cujos trabalhos, segundo a comissão organizadora, decorrem sem sobressaltos.

Angola é o primeiro país africano a acolher a Assembleia Geral da União Interparlamentar e o segundo de expressão portuguesa, depois do Brasil, há 63 anos.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.