Connect with us

Politica

Angola é o “menino bonito do Ocidente em África”, considera académico português

Published

on

O  jurista português, Rui Verde, disse esta quinta-feira, 28, à Rádio Correio da Kianda, que a visita de Joe Biden à Angola, na próxima semana, é um símbolo portentoso e “não existem dúvidas do relevo que os EUA querem dar a Angola”.

Entretanto, considerou que mais importante do que qualquer acordo que se possa assinar, ou manifestação de intenção, “é colocar Angola no centro de África”.

O também professor da universidade Oxford, disse esperar que depois deste símbolo, surjam consequências práticas, consubstanciadas em investimento externo privado, e também que as boas práticas no sector de educação dos EUA fossem transmitidas e aplicadas em Angola.

O professor Rui Verde disse também que, “Angola vai se tornar em um menino bonito do Ocidente em África”, com a possível vinda da Presidente da Comissão Europeia e da primeira-ministra italiana, como já foi “menino bonito da China”.

Contudo, o académico avançou que o país terá de adoptar regras bem claras de boa governação e uma intensificação do combate à corrupção.

Já, o Presidente da Associação Cívica Mãos Livres, Guilherme Neves, entende que, a visita de Biden visa passar em revista os mais variados acordos que os EUA têm com Angola e África em geral.

O líder associativo falou também dos investimentos que os Estados Unidos de América injectaram no sector da energia solar, com mais de 900 milhões de dólares, 250 milhões de dólares para o Corredor do Lobito, e mais de 5.7 milhões disponibilizados para a formação e assistência técnica, com vista a gerir a divida externa. Guilherme avançou ainda que, Angola beneficiou de 4 milhões de dólares, para a profissionalização militar.

Por seu turno, o cientista político Eurico Gonçalves, disse acreditar que Angola deve estar no centro das atenções do mundo, marcando confluência de imensos desafios tradicionais e emergentes, mesmo assim, a visita do Presidente dos EUA representa um aspecto importa na atracção da intenção e retenção da comunidade internacional.

Guilherme Neves, pensa que, Biden vai avaliar o nível de protecção das mais de 70 empresas americanas que operam no nosso país. No capítulo democrático, o líder das Mãos Livres reconhece que governo americano tem estado a injectar avultadas somas financeiras para a intervenção da sociedade civil em Angola.

E, Eurico Gonçalves, disse que a natureza económica e geopolítica, constitui como os principais factores que concorrem para vinda de outras individualidades dos EUA e da Europa, à Angola.

O Presidente da nação mais poderosa do mundo, Joe Biden, chega ao nosso país na próxima segunda-feira, 02 de Dezembro.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD