Connect with us

Politica

Angola e Namibia reforçam segurança comum com acordo de protocolo

Published

on

A ordem pública, prevenção e combate ao terrorismo, segurança rodoviária, investigação sobre crimes cibernéticos, patrulhamento náutico, montagem de viaturas policiais de Angola e da Namíbia serão reforçadas nos próximos tempos, com a assinatura, nesta segunda-feira, 02 de maio, de um protocolo entre as polícias dos dois países.

O referido instrumento foi rubricado pelos ministros do Interior de Angola, Eugénio Laborinho, e da namibia, Albert Kawana, visa estabelecer os domínios e as formas de cooperação policial serão reforçados com base no acordo existente em matéria de ordem pública.

Eugénio Laborinho disse que “entre as repúblicas de Angola e da Namíbia existem fortes laços históricos e culturais, bem como uma forte identidade de pontos de vista que remontam aos primórdios da independência nacional”.

á o ministro namibiano aproveitou a ocasião para agradecer “o imparável apoio de Angola ao povo namibiano”, que considerou ter sido determinante para a independência do seu país.

Para esta terça-feira estão previstas as visitas às zonas fronteiriças, onde os dois ministros vão falar com as forças dos dois estados, cidadãos que residem naquelas zonas e, no final, se decidirá sobre a abertura da fronteira comum.

Lembrar que no passado mês de Abril, Angola reabriu as suas fronteiras com os países vizinhos, depois de dois anos encerradas por conta das medidas de prevenção e contenção da propagação da pandemia da covid-19.