Politica
Angola e Marrocos avaliam cooperação multilateral
O embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana (UA), Miguel Domingos Bembe, manteve, esta segunda-feira, 09, em Adis Abeba, Etiópia, um encontro de trabalho com o seu homólogo marroquino, Mohamed Arrouchi, durante o qual analisaram o estado da cooperação multilateral, sobretudo no âmbito da organização continental.
A nota da embaixada de Angola na Etiópia a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso informa que o encontro serviu, igualmente, para a apresentação da candidata de Marrocos ao cargo de vice-presidente da Comissão da União Africana (CUA), Latifa Akharbach, uma política e jornalista que exerce, actualmente, as funções de presidente da Alta Autoridade para a Comunicação Audiovisual (HACA).
A candidata marroquina já foi embaixadora na Bulgária, Tunísia e secretária de Estado para os Negócios Estrangeiros, de 2007 a 2012.
Nos termos da decisão da 22ª sessão extraordinária do conselho executivo da União Africana, realizada a 15 de Março deste ano, em Adis Abeba, compete à região Norte de África propor o próximo vice-presidente da CUA, a ser eleito em Fevereiro de 2025.
Na corrida para a vice-presidência da CUA estão, igualmente, perfilados o Egipto, a Argélia e a Líbia, que já indicaram os seus candidatos.
A deliberação baseia-se no princípio da rotatividade inter-regional e da proporcionalidade do género, que impõe a apresentação de candidatos dos sexos feminino e masculino.
O vice-presidente do órgão executivo da UA é responsável pela administração, recursos humanos e finanças, devendo garantir a disponibilidade dos recursos indispensáveis para realizar os objectivos da União Africana.