Connect with us

Politica

Angola e Emirados Árabes Unidos assinam acordos nos sectores dos transportes e energia

Published

on

Três acordos de cooperação foram assinados esta quarta-feira, 17, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, para o reforço das relações no sector dos transportes, logística e energia. O acto de assinatura foi testemunhado pelos presidentes de Angola, João Lourenço e pelo seu homólogo Mohammed Bin.

São no total três acordos rubricados, ontem, e que vão ampliar e reforçar a cooperação entre a República de Angola e os Emirados Árabes Unidos, em domínios específicos, no âmbito da missão oficial do presidente João Lourenço naquele país do Golfo Pérsico.

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assinou o acordo que liga o seu sector à empresa MASDAR, ao abrigo do qual esta última produzirá em Angola um volume de energia de até 2 Gigawatts, com uma primeira fase de 500 Megawatts.

Ricardo D’Abreu, ministro dos Transportes, assinou em nome do Estado angolano, um instrumento jurídico com a ABU DHABI PORTS COMPANY que vai assegurar uma cooperação mais estreita e troca de informações nas áreas de cooperação já estabelecidas.

Por último, a UNICARGAS vai beneficiar de um programa de reabilitação e modernização por parte da empresa emirati AD PORTS GROUP, como resultado do correspondente Termo de Compromisso assinado também ontem na cidade de Abu Dhabi.

A parte angolana foi representada por Joaquim Nazaré Pimentel da Piedade, membro da Comissão de Gestão da UNICARGAS.