Politica
Angola e Austrália a um passo de aprofundar relações bilaterais
António Luvualu tornou-se esta quarta-feira, 04, no primeiro embaixador residente de Angola na Austrália, depois de entregar as cartas credenciais à governadora geral daquele país, Sam Mostyn.
O comunicado a que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, refere que, Sam Mostyn AC, felicitou o Governo angolano, por ter aberto a Embaixada na Austrália e reiterou a vontade do seu país em aprofundar as relações bilaterais com Angola.
Antes da abertura da Embaixada de Angola em Camberra, em Agosto deste ano, a representação do nosso país era garantida por cobertura diplomática à partir da Embaixada de Angola em Singapura, tendo sido o embaixador Daniel António Rosa, o último diplomata não residente de Angola na Austrália, entre Julho de 2022 a Agosto de 2023.
A Comunidade da Austrália, é membro permanente do G20, e possui actualmente a 12.° maior economia do mundo.
É detentora da 9.ª maior bolsa de valores do mundo, a Australian Securities Exchange (ASX), e é globalmente reconhecida pela sua sofisticação nos sectores da Agricultura, Mineração, Pecuária, Tecnologias de Informação, Prestação de Serviços, Desportos e Turismo.
O documento refere ainda que para além de António Luvualu, na mesma cerimónia, foram, igualmente, acreditados os embaixadores das Filipinas, Estados Federados da Micronésia e Colômbia.