Diversos
Angola e Argélia projectam abertura de ponte aérea
O Presidente da República, João Lourenço, e o Embaixador da Argélia, Abbdelhakim Mihoubi, discutiram esta quinta-feira, 6, o acordo para troca de voos entre os dois países.
Angola e Argélia mantém excelentes relações, político e diplomáticas, desde a época das independências, e querem agora incrementar no domínio económico, para a nova era da cooperação.
Estão a ser preparados vinte instrumentos jurídicos, com destaque para o acordo quadro para os transportes aéreos e o instrumento que cria a câmara de negócios Angola-Argélia.
Os instrumentos podem ser assinados durante a visita do Presidente da República Argélia, cuja data vai ser acertada pelos canais diplomáticos de acordo com o Embaixador da Argélia Abbdelhakim Mihoubi.
“Para podermos impulsionar a relação económica entre os dois países, tenho trabalhado no sentido de preparamos instrumentos jurídicos, que serão assinados, provavelmente aquando da visita da sua Excelência Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço a Argélia, ou no quadro da quinta comissão entre Angola e Argélia, no âmbito desses acordos, nos preparamos um acordo quadro para os serviços aéreos, transportes aéreos, o mesmo acordo permitirá a empresa aérea Argelina volte a voar para Angola, e crie uma ligação imediata e direta entre os dois países, e no outro acordo é que vai estabelecer a câmara de negócios entre Angola e Argélia”, ressaltou.
Argélia quer reforçar a balança comercial com Angola, estimulando novas empresas e negócios fora dos sectores de matérias de construção.
“Em termos de negócio, entre os dois países diria que não é ainda satisfatório, razão pela qual nós queremos de facto reforçar as relações e aumentar para o nível mais desejado, mas mesmo nessas entrelinhas, há empresas argelinas que importam aço de Angola, mas também há um grande interesse da parte de algumas empresas angolanas no sector do cimento. Nós temos várias empresas argelinas que produzem cimentos e também temos recebido de facto interesse crescente de empresas angolanas em comprar esse material da Argélia. Estamos a trabalhar para que esse balanço económico seja elevado a um nível desejado dos laços de cooperação existente entre os dois países”, avançou o Embaixador.