Connect with us

Tecnologia

Angola Digital Fórum discute impacto das TIC’s na digitalização do país

Published

on

A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) acolhe nesta quinta-feira, 13 de Março de 2023, pelas 9 horas, a segunda edição do Angola Digital Fórum, durante o qual especialistas vão debater a problemática da transformação digital no país.

O encontro, de acordo com o programa enviado ao Correio da Kianda, vai juntar empresas públicas e privadas dos sectores das Telecomunicações, tecnologias, cibersegurança, finanças, direito, investidores, empreendedores e estudantes, para debater temas como a importância, o papel, desafios e oportunidades e soluções da transformação digital, com vista a contribuir para a diversificação da economia e desenvolvimento sustentável de Angola.

O fórum pretende igualmente estimular a criação, disseminação e ampliação de conhecimentos da área da transformação digital na integração entre negócio e tecnologia, bem como a troca de experiências.

Temas e preletores

O evento, a ser aberto pela Presidente do Conselho de Administração da Agência de Protecção de Dados, Maria Pinto, conta com três mesas redondas e diversos painéis de discussão.

Assim, a primeira mesa redonda será sobre Digitalização e Segurança cibernética nos serviços públicos, onde vão estar Willian Oliveira do Tis Tech; Filipe Retke da ETIC; Ivo Martins, da Aurora Boreais e Alcides Miguel, do Banco Atlântico.

A seguir, de acordo com o programa, enviado ao Correio da Kianda,  acontece o momento TIS TECH, onde será analisada a vulnerabilidade da cibersegurança em Angola, e será feito por Célio Carmelino.

A segunda mesa redonda estará subordinada ao tema: Internet, datacenters e satélite- o impacto de novos operadores de datacenters, sistemas submarinos e o Angosat2.

Para este tema, estarão na mesa do Presidium André Pedro, do Instituto do Fomento da Sociedade de Informação, Kussi Eugénio, da Multitel; Ermeliana Soares do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPN) e Darwin Costa, da AOPF/AONOG.

A digitalização no sector de eventos, a inovação digital no sector financeiro, o impacto da economia digital no desenvolvimento social, a importância das TIC na tributação e no alargamento da base tributária, bem como crimes informáticos e a legislação angolana, são os demais temas a serem discutidos no Fórum desta quinta-feira, em Luanda.

Colunistas