Connect with us

Politica

Angola deseja continuar a estreitar relações com a Rússia, diz João Lourenço

Published

on

Assinala-se hoje, o Dia da Rússia. A efeméride, que simboliza o nascimento de uma nação moderna e sua prosperidade, este ano tem um significado especial por se comemorar os trinta anos da Declaração de Soberania Estatal.

Numa mensagem de felicitação, o Presidente da República, João Lourenço, felicitou o seu homólogo, Vladimir Putin, tendo demonstrado desejo de Angola “continuar a estreitar as relações históricas de amizade que unem os dois países há mais de cinco décadas”.

“As relações de amizade entre Angola e a Rússia apresentam perspectivas de um futuro em que podem ser aprofundadas cada vez mais, por via da implementação de projectos de cooperação mutuamente vantajosos em domínios de interesse comum”, refere a mensagem citada pela Presidência da República.

O feriado está associado aos eventos históricos do final do século XX, quando foram lançadas as bases do Estado soberano russo. A história desse dia começa em 1990, quando o primeiro Congresso dos Deputados do Povo da República Socialista Federativa Soviética da Rússia adoptou a Declaração de Soberania Estatal. É feriado desde 1992.

Entretanto, o Dia da Rússia comemora-se numa altura em que se multiplicam as tentativas de esforços diplomáticos em busca de paz na Ucrânia. Mas para Mário Gerson, especialista em relações internacionais muito ainda deve ser feito para se por fim ao conflito.

Ouça o áudio no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda, às 19 horas, em 103.7 FM ou www.correiokianda.info.