Connect with us

Ciencia

Angola conta com Centro de Ciências a partir de 2023

Published

on

O Centro de Ciências de Luanda, em construção na baixa da capital angolana, pode abrir as portas ao público em Julho do próximo ano, anunciou nesta quinta-feira, o director do Gabinete de Obras Especiais (GOI), Leonel Cruz.

A informação foi prestada durante uma visita que o Presidente da República, João Lourenço, realizou à empreitada, que está a ser instalada na antiga fábrica de sabão, no Largo do Baleizão.

Depois de retomada em finais de 2021, a obra tem um grau de execução de cerca de 50 por cento, ao mesmo tempo que decorre o processo de aquisição do acervo e equipamentos, entre os quais 230 módulos de exposição permanente e amovíveis.

O Centro de Ciências de Luanda tem como objectivo a divulgação do conhecimento científico, e contará com espaços para a divulgação da cultura, história, fauna angolana, bem como áreas de experimentação química, física, matemática e electricidade.

Contemplará as zonas do planetário, do dinossáurio, o borboletário, laboratórios, biblioteca e uma fábrica de sabão para que os utentes, essencialmente, crianças, aprendam, mesmo brincando, o processo de produção deste bem.

A instituição vai ter também dois centros montados em viaturas, equipados com meios de formação profissional, para contribuir para a disseminação do conhecimento científico.

A ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, informou que a instituição vai contar com quadros provenientes da fusão dos centros tecnológico e nacional de investigação científica, que serão submetidos a uma formação específica.

Adiantou estar em curso a admissão de 34 funcionários, que serão objecto de formação, e que a sua direcção será composta por elementos com alguma experiência na gestão de instituições do género.

Acompanharam a visita guiada do Presidente da República, ministros de Estado, ministros, representantes do governo provincial de Luanda e os empreiteiros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.