Connect with us

País

Angola considera determinante para a imagem do país resultado da avaliação do Grupo de Ação Financeira

Published

on

O Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro  disse hoje, em Luanda, que o resultado da avaliação do Grupo de Ação Financeira (Gafi) será determinante para a imagem de Angola e do sistema financeiro, em particular.

Ottoniel dos Santos falava hoje abertura do XII Fórum Banca de iniciativa do jornal Expansão que abordou o tema “O Impacto da Avaliação do Gafi no Setor Bancário — Transformações na Estrutura e Desafios Futuros”.

Segundo o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, que se manifestou confiante num resultado positivo, esta avaliação pode servir também para consolidar e acelerar as reformas empreendidas pelo Governo para a melhoria do ambiente de negócios.

O governante angolano realçou que a avaliação do Gafi, cujo extenso trabalho de campo decorreu ao longo do mês de junho e se prolongou até julho, incide sobre todo o sistema angolano de prevenção de branqueamento de capitais, financiamento de terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa.

“O que a equipa do Gafi procurou foi evidências que sejam capazes de mostrar que as medidas legais e regulamentares aprovadas estão de facto a funcionar e a produzir os resultados desejáveis”, referiu Ottoniel dos Santos.

De acordo com o governante angolano, este é o aspeto crítico do relatório que será levado à reunião plenária daquele grupo, que deverá acontecer até ao final do primeiro semestre do próximo ano.