Connect with us

Politica

Angola assume presidência rotativa da CPLP em 2021

Published

on

Angola assume a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 2021, em substituição de Cabo Verde que lidera a organização desde Julho de 2018.

A indicação ocorreu nesta quarta-feira, 09, durante a 15ª reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, por videoconferência, em que participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos Estados membros da organização.

Em declarações à imprensa, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, considerou proveitosa a reunião, que preparou instrumentos para serem validados na cimeira de Luanda, prevista para Julho de 2021.

O encontro analisou a cooperação entre os Estados Membros, no contexto da pandemia, e discutiu também o Acordo de Mobilidade na CPLP, bem como o programa de integração da Guiné Equatorial.

A Agenda do encontro incluiu ainda a análise da resolução sobre a recondução do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e o apoio da da CPLP à candidatura de Moçambique a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).

Em debate estiveram ainda questões relacionadas com os projectos de resolução referentes ao relatório conjunto de auditoria das contas do Secretariado Executivo, orçamento e o funcionamento do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, entre outros pontos.

A CPLP é uma organização formada por países de expressão portuguesa, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade mútua e cooperação entre os seus membros.

Fundada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, a CPLP é integrada por nove Estados, designadamente Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guine Equatorial, Timor Leste, Guiné Bissau e Portugal, país que acolhe a sede da organização.

Por Angop