Connect with us

Politica

Angola assume presidência do Fórum das Inspecções Gerais do Estado de África no próximo ano

Published

on

Angola vai ocupar a presidência do Fórum das Inspecções Gerais do Estado de África e Instituições Similares (FIGE), no próximo ano, no decurso da Assembleia Geral, que irá decorrer em Luanda, em Outubro de 2024.

Neste momento, uma delegação da Inspecção Geral da Administração Geral do Estado (IGAE), chefiada pelo Inspector-Geral, Ângelo da Veiga Tavares, encontra-se na República do Djibuti, para participar na 13ª reunião do Comité Director do FIGE, a decorrer nos dias 24 e 25 de Outubro, no Palácio do Djibuti Kempinski.

Segundo comunicado enviado ao Correio da Kianda, o FIGE é uma organização pan-africana criada no Djibuti, em 2006, com sede na sua capital. Tem como missão desenvolver o trabalho das Inspecçōes Gerais dos Estados de África, a investigação, a auditoria e a avaliação de políticas públicas, bem como a implementação de padrões inspectivos adaptáveis às exigências do nosso tempo.

“As reuniões do FIGE contribuem para a necessária reflexão sobre as reformas a implementar para reforçar a eficácia das instituições de controlo e visam promover a partilha de experiências na prevenção e detecção da corrupção”, destaca, o comunicado, ressaltando que actualmente, Angola é vice-presidente do órgão.

As Inspecções Gerais do Estado representam uma questão central em África em termos de boa governação, administração e transparência dos organismos públicos, ao promoverem uma maior eficiência na gestão dos recursos do Estado, ao combaterem as acções ilícitas e promoverem uma cultura de boas práticas e desempenham um papel particularmente importante nos processos de desenvolvimento modernos, continua, a nota.

À margem das actividades do FIGE, o Inspector-Geral da Administração do Estado recebeu cumprimentos de cortesia do Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República do Djibuti, com residência em Adis Abeba, Miguel César Domingos Bembe, e manteve encontros com o Secretário Geral da Organização, Hassan Issa Sultam, e Inspectores Gerais dos países que compõem o Comité Director da Organização.

Colunistas