Politica
Angola assume presidência da CIRGL
Angola foi eleita, nesta sexta-feira, 20, para assumir, pela segunda vez, a presidência da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL). O país irá substituir a República do Congo, que termina este ano o seu mandato de dois anos.
A eleição de Angola aconteceu durante a oitava Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CIRGL que decorreu, por videoconferência, a partir da República do Congo, com a participação do presidente João Lourenço.
A reunião tem como tema “Promover a Implementação do Pacto sobre a Paz, a Estabilidade e o Desenvolvimento na Região dos Grandes Lagos, Intensificando a Cooperação Económica Regional e o Desenvolvimento”.
A decorrer por videoconferência, a cimeira discute temas ligados à defesa e segurança na região, além da “situação sanitária em período de desenvolvimento da covid-19”, refere a Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
Estabilidade em África
O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, abordou, nesta quinta-feira, com o presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, o processo de reformas e outras questões relevantes da organização.
Na conversa, por telefone, João Lourenço e o alto funcionário da UA analisaram igualmente assuntos relativos à estabilidade em África, indica uma nota da secretaria de Imprensa da Presidência da República.
Ainda de acordo com a nota, João Lourenço participa, nesta sexta-feira, na oitava Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional Sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).