Politica

Angola assume liderança da fiscalização na CPLP

Publicado

em

O Tribunal de Contas de Angola passa a liderar, durante dois anos, a presidência rotativa da Organização das Instituições Superiores de Controlo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OISC/CPLP).

A responsabilidade foi assumida por Sebastião Gunza, presidente do órgão angolano, durante um acto formal que marcou a transferência da presidência.

Durante o seu discurso, Sebastião Gunza garantiu que Angola vai desempenhar um papel activo e comprometido com a transparência, o reforço da fiscalização pública e a troca de experiências entre os Estados-membros da CPLP. “Pretendemos fazer um trabalho que torne Angola mais ouvida e respeitada no contexto internacional da fiscalização das finanças públicas”, assegurou.

A presidência angolana terá como prioridades a promoção de auditorias coordenadas entre os países-membros, a capacitação técnica das instituições de controlo e o reforço da cooperação com organizações congéneres fora do espaço lusófono.

A OISC-CPLP é uma plataforma que reúne os Tribunais de Contas e instituições superiores de controlo dos países de língua portuguesa, com o objectivo de melhorar as práticas de fiscalização e promover a boa governação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version