Politica
Angola assinala 43 anos como membro da ONU
A República de Angola assinala, neste domingo (01 de Dezembro), o 43º aniversário da sua admissão como membro de pleno direito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Há 43 anos, a então República Popular de Angola (RPA) era admitida como membro de pleno direito ONU, colocando-se ao lado das grandes nações.
A admissão de Angola na ONU foi recomendada à Assembleia Geral, pelo Conselho de Segurança, através da resolução 397/76, com votos favoráveis da maioria dos Membros Permanentes do Conselho de Segurança.
Desde então, o país, independente desde 11 de Novembro de 1975, passou a estar presente na discussão dos grandes temas mundiais.
Angola foi admitida como Membro da ONU durante a 31ª sessão da Assembleia Geral, presidida por Hamilton Shirley Amerasinghe (Sri Lanka) e na qual o país participou com uma delegação chefiada pelo então Ministro das Relações Exteriores e actual Presidente da República, José Eduardo dos Santos. A cerimónia foi presenciada pelo ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, Kurt Waldheim.
Na altura, José Eduardo dos Santos recordou aos presentes as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo povo angolano para alcançar a Independência Nacional, e expressou gratidão aos Estados Membros da ONU que apoiaram esses esforços de liberdade.
Desde a sua admissão na ONU, Angola tem sido um membro activo e interventivo, tendo integrado vários órgãos, com realce para o Conselho de Segurança (2003-2004 e 2015-2016), Conselho de Direitos Humanos e Conselho Económico e Social.
C/ Angop