Connect with us

Economia

Angola assina acordo para ligação eléctrica com Zâmbia e RDCongo

Published

on

Foi esta quinta-feira, 04, assinado um acordo pelo Governo angolano, que prevê a ligação eléctrica com a Zâmbia e a República Democrática do Congo num investimento de um milhão de euros, através de uma linha com mais de 1.200 quilómetros.

Segundo o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, o objectivo é avançar na integração regional da energia e vender electricidade a empresas, sobretudo ligadas à indústria mineira.

João Baptista Borges, que falava na assinatura do memorando de entendimento que envolve o Minea, a Rede Nacional de Transporte de Eletricidade, a Promarks Energy e Trafigura, disse que Angola tem um excedente de produção de energia que pode ser exportado para uma região onde a procura é significativa, principalmente relacionada com a exploração mineira.

A linha vai ligar a zona do Médio Kwanza onde se concentra a principal capacidade instalada de Angola ao chamado Cinturão de Cobre, devendo a execução da infra-estrutura demorar cerca de dois anos.

João Baptista Borges destacou que esta interligação vai complementar também o transporte ferroviário no Corredor do Lobito, actualmente visto “essencialmente na perspectiva do transporte de mercadorias”, ao qual se pretende adicionar o transporte de energia e as comunicações, através de fibra óptica.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *