Connect with us

Politica

Angola apresenta cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em Nova York

Published

on

O cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por parte de Angola, será apresentado na próxima semana, no Fórum Político de Alto Nível, em Nova York, Estados Unidos da América.

A delegação angolana participante ao encontro será chefiada pelo Ministro da Economia e Planeamento (MEP), Mário Caetano João.

Líderes globais, incluindo o Presidente da Assembleia Geral, o Secretário-Geral das Nações Unidas e o Presidente do Conselho Económico e Social, estarão presentes, conforme informou ontem no briefing bissemanal do MEP, o Director Nacional para o Planeamento, Álvaro David.

Segundo o Director, durante o evento, vão ser apresentadas Relatórios Nacionais Voluntários de aproximadamente 39 países, haverá debates com defensores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), grupo independente de cientistas, instituições financeiras internacionais, e representantes do sector privado e da sociedade civil.

No encontro com os jornalistas, Álvaro David fez também saber que o Ministério da Economia e Planeamento, está a levar a cabo uma série de visitas a algumas províncias do país, com os objectivos de: fornecer apoio metodológico para a consolidação dos Programas de Desenvolvimento Provincial (PDP); identificar potencialidades regionais e infraestruturais; avaliar projectos de investimentos financiados através de várias modalidades; fazer o levantamento de projectos de investimento que podem ser financiados na modalidade de PPP; e efectuar visitas de constatação de execução física e financeira aos projectos que beneficiaram de instrumentos financeiros no âmbito do PAI, PAC, Aviso 10, Medidas de Alívio Económico, entre outros.

A primeira fase desta missão abrange as províncias de Benguela, Huambo e Bié e vão ser realizadas as visitas ainda este mês. O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, lidera a primeira visita, que iniciou esta quarta-feira (13) na província de Benguela.

Segundo Álvaro David, a missão busca, não apenas avaliar o progresso dos projectos financiados ao abrigo dos instrumentos financeiros do PRODESI, mas também, medir o impacto socioeconómico local e melhorar a colaboração entre os governos provinciais e o MEP, no sentido de garantir previsibilidade da realização das feiras locais, possibilitando uma melhor divulgação por parte do Ministério da Economia e Planeamento.

O evento tem como lema “Acelerar a recuperação do Covid-19 e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável a todos os níveis”.

A expectativa é que resulte na adopção de uma declaração final política concisa e orientada para acelerar a acção internacional com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas e revigorar a esperança na transformação sustentável que caracterizou a adopção dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da agenda 2030.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD