Politica
Angola alcançou os objectivos no G20, diz ministro
Terminou esta terça-feira, no Rio de Janeiro, Brasil, o Forúm Internacional de Cooperação Económica e Desenvolvimento Internacional do G20, onde Angola participou e teve a oportunidade de expor as acções do Governo em termos de transição energética.
O primeiro objectivo posto à mesa foi a aliança da segurança alimentar e o segundo objectivo teve a ver com o país anfitrião.
Sob a presidência brasileira, os líderes do G20 comprometeram-se com acções concretas em áreas como mudanças climáticas, reformas de Instituições Multilaterais e Justiça Social.
Tete António, Ministro das Relações Exteriores, disse que o balanço foi positvo, pois foi possivél levar à mesa aquilo que o Governo angolano tem feito O Ministro ressalvou também que Angola e Brasil estão ligados de forma histórica, logo têm a problematica da segurança alimentar como um desafio comum e a pretensão é aprofundar a relação.
Sobre o facto da África do Sul ter assumido a presidência do G20, Teté António disse que o país africano tem o foco da sua presidência determinado.
“Do ponto de vista económico irá levar mais inclusividade económica e questões ambientais e o segundo foco é a segurança alimentar, como continuidade do que fez o Brasil”, disse.
Por Judith da Costa