Connect with us

Economia

Angola adquire duas aeronaves Airbus

Published

on

Angola tem em curso um processo de aquisição de duas aeronaves, para transporte de tropas e vigilância marítima, anunciou em Paris o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, em entrevista à Rádio França Internacional (RFI).

Trata-se de dois C295, cuja aquisição está em negociação junto da Airbus Espanha, explicou o Presidente da República à RFI, quando procedia ao balanço da sua primeira visita oficial à França.

Segundo o Estadista, o processo de compra está num estado bastante adiantado e, muito provavelmente, Angola receberá a primeira unidade ainda no final deste ano.

Relativamente à visita efectuada às fábricas da Airbus e da ATR, informou que procurou inteirar-se das facilidades das marcas.

“E quem sabe se algum dia poderão conviver as duas frotas: a frota Boeing e a frota Airbus na nossa companhia de bandeira?”, indagou João Lourenço, que saiu das fábricas sem compromisso.

Sobre o acordo assinado entre Angola e a França, no domínio da defesa, o Chefe de Estado disse que abre a possibilidade de projectos concretos em áreas como a formação de oficiais, quer do Exército, da Força Aérea ou da Marinha, sobretudo nesta última.

“Nós pretendemos equipar melhor a nossa Marinha para cumprir com o papel de defesa da costa e, de uma forma geral, junto com as outras marinhas da costa ocidental de África, protegermos melhor o Golfo da Guiné”, explicou João Lourenço.

O Presidente da República disse ainda que está em aberto a possibilidade da aquisição de equipamentos militares à França, que considerou ser  um grande produtor de meios militares de todo o tipo, desde navios de guerra, aviões e helicópteros.

O Estadista recordou que a Força Aérea Angolana (FAN) sempre foi um grande cliente da Airbus na aquisição de helicópteros ligeiros, sobretudo os Alouettes, Gazelles, Dauphins e, ultimamente, Super Pumas, ao serviço da Sonair.

O Presidente da República terminou, na última quarta-feira, a sua primeira visita oficial à França, que teve a duração de três dias.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *