Connect with us

Economia

Angola admitida como membro da Transparência das indústrias extrativas

Published

on

A República de Angola é, a partir desta quinta-feira, o mais novo membro da Tranarêmcia das indútria como o 55º membro da organização.

 A integração de Angola como 55º país membro foi decidida na 53ª Reunião do Conselho da ITIE, co-organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica e da Comissão Europeia, que decorreu na capital desse país, em Bruxelas, um acto que contou com a participação do ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet), Diamantino Azevedo.

De acordo com Diamantino de Azevedo, que encabeçou a delegação angolana no evento, a aceitação da candidatura de Angola como membro da ITIE representa o culminar de um ciclo de trabalho preparatório iniciado em 2019, ano em que o Presidente da República, João Lourenço, declarou publicamente a intenção do país juntar-se a esta iniciativa.

A ITIE é uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes dos sectores extractivos (mineiro e petrolífero) implantada pelos países interessados e pelas empresas que operam nestas indústrias.

O propósito da ITIE é permitir o uso adequado e monitorável dessas receitas para que possam contribuir para a estabilidade económica e política dos países com indústrias extractivas e, dessa forma, reforçar-se o combate à corrupção.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas

© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD