Economia
Angola admitida como membro da Transparência das indústrias extrativas
A República de Angola é, a partir desta quinta-feira, o mais novo membro da Tranarêmcia das indútria como o 55º membro da organização.
A integração de Angola como 55º país membro foi decidida na 53ª Reunião do Conselho da ITIE, co-organizada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bélgica e da Comissão Europeia, que decorreu na capital desse país, em Bruxelas, um acto que contou com a participação do ministro angolano dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet), Diamantino Azevedo.
De acordo com Diamantino de Azevedo, que encabeçou a delegação angolana no evento, a aceitação da candidatura de Angola como membro da ITIE representa o culminar de um ciclo de trabalho preparatório iniciado em 2019, ano em que o Presidente da República, João Lourenço, declarou publicamente a intenção do país juntar-se a esta iniciativa.
A ITIE é uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes dos sectores extractivos (mineiro e petrolífero) implantada pelos países interessados e pelas empresas que operam nestas indústrias.
O propósito da ITIE é permitir o uso adequado e monitorável dessas receitas para que possam contribuir para a estabilidade económica e política dos países com indústrias extractivas e, dessa forma, reforçar-se o combate à corrupção.