Economia

Angola adere ao protocolo de trocas comerciais da SADC

Publicado

em

Arrancou nesta segunda-feira, 7 de Outubro, o Fórum sobre a adesão plena do país ao Protocolo sobre Trocas Comerciais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Até dia 11 de Outubro os participantes discutem temas relacionados com os últimos passos e debatem questões ligadas a implementação de uma proposta revisada da oferta tarifária a ser implementada na região.

A Secretária de Estado para o Comércio e Serviços, Augusta Fortes, sublinhou, durante o seu discurso de abertura, que este evento representa um marco significativo para Angola no processo de integração plena regional. Segundo a governante, a iniciativa abre caminho para a facilitação das trocas comerciais na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), reforçando o posicionamento de Angola na região.

Augusta Fortes destacou que Angola continuará a focar-se na diversificação e no aumento das exportações, melhorando infra-estruturas de comércio e criando oportunidades de crescimento para o sector privado. Com a adesão plena ao Protocolo sobre Trocas Comerciais da SADC, o país terá maior acesso aos mercados da comunidade, beneficiando-se de isenções tarifárias e poderá competir em pé de igualdade com outros membros.

O Director de Desenvolvimento Industrial e Comércio do Secretariado da SADC, Dhunraj Kassee, anunciou que o Secretariado vai realizar um estudo para identificar os 10 principais produtos exportados pelos estados-membros e os seus mercados de destino. Este levantamento visa intensificar as trocas comerciais entre os países da região e proporcionar benefícios concretos aos empresários locais.

O Secretariado também se comprometeu a garantir a implementação plena do Protocolo sobre Trocas Comerciais na Zona de Comércio Livre da SADC (ZCL-SADC) a curto prazo. Além disso, assegurou que continuará a acompanhar Angola no processo, oferecendo apoio com formações e o reforço das capacidades das partes interessadas.

Dhunraj Kassee enfatizou ainda a importância de uma atenção especial às pequenas e médias empresas (PMEs), que desempenham um papel crucial no crescimento económico da região.
O processo de consolidação da ZCL-SADC prevê, inicialmente, o enquadramento dos países que ainda não são membros plenos, como Angola. Com isso, o país passará a beneficiar-se da simplificação das regras de origem, redução de tarifas aduaneiras e outras vantagens comerciais. Angola, sendo um dos maiores mercados da SADC, tem grande potencial para fortalecer o comércio intra-regional e alavancar a sua economia.

A Zona de Comércio Livre (ZCL) da SADC está em vigor desde 2008, com 13 dos 16 membros da organização que já participam activamente nas transações comerciais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version