Connect with us

Politica

Angola adere a zona de comércio livre da SADC em 2019

Published

on

A adesão final de Angola à zona de livre comércio da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve se efectivar no próximo ano, segundo o ministro angolano do Comércio.

Jofre Van-dúnem referiu que o país aderiu formalmente a zona de livre comércio em Fevereiro de 2003, mas o seu roteiro apenas hoje (segunda-feira) foi aprovado em Conselho de Ministros.

Segundo o governante, em Junho deverá ser apresentado o roteiro ao secretariado da SADC, para de seguida se elaborar a estratégia negocial de Angola. 

Durante este período, explicou, deverá ser organizada também a auscultação nacional, como o empresariado nacional e a sociedade.

O ministro informou haver cinco mil itens pautais para negociar, dependendo dos consensos a serem alcançados, mas não perdendo de vista o interesse nacional.

O processo de adesão efectiva será gradual e pode durar mais de uma década, com o escalonamento de categorias de isenção de impostos ou adoptar restrições nalguns casos no interesse de protecção da produção nacional.