Sociedade
Angola a um passo de atingir 10 mil casos de cólera e mais de 400 mortos
O país registou, nas últimas 24 horas, pelo menos 142 novos casos de cólera, nas províncias de Benguela, Cuanza Norte, Luanda, Bengo, Malanje, Icolo e Bengo, Namibe e do Zaire.
De acordo com o Boletim Informativo do Ministério da Saúde, foram igualmente registado 6 óbitos, sendo 2 em Benguela, e um cada para as províncias de Luanda, Bengo, Malanje e Zaire.
Angola reportou mais 511 casos de cólera nos últimos três dias, dos quais 27 fatais, estando agora a província de Benguela no epicentro da doença, segundo os boletins epidemiológicos no Ministério da Saúde.
Segundo o último relatório da Unicef, datado de 28 de Março, cerca de 40% dos casos são relativos a crianças entre os 0 e os 19 anos e 30% das mortes ocorreram fora dos centros de tratamento da cólera.
Desde o surto da doença foram registados um total cumulativo de 9785 casos, e pelo menos 383 óbitos em todo o país.
A população da comuna de Massangano no Cuanza Norte denuncia existência de muitos casos de morte por cólera não diagnosticados pelas autoridades sanitárias, por falta de centros de saúde na região e clamam pela intervenção do governo.
A denúncia foi feita aquando da vista de constatação aquela localidade pelo Presidente do Partido Liberal Luís de Castro.