Mundo

Analistas divergem sobre resultado das presidenciais em Portugal

Publicado

em

Os portugueses vão eleger um novo presidente este domingo, 18, numa disputa tida como equilibrada entre pelo menos três candidatos, com destaque para André Ventura e João Cotrim.

De acordo com o analista político, Eurico Gonçalves, a abrangência mediática do candidato André Ventura, bem como as boas estatísticas nas sondagens, levantam a possibilidade deste vir a obter a maioria dos votos nas eleições presidenciais.

“Ganham-se eleições por um grande motivo: a estratégia eleitoral. E até agora, pensamos que nos debates presidenciais, André Ventura engoliu os outros candidatos porque ele foi preparado não para competir com os seus pares, mas para competir com o presidente actual. Ele é o candidato mais jovem, mas acaba por ser o mais velho na coerência do discurso público, o que acaba por ter abrangência mediática. Há possibilidades de André Ventura ganhar estas eleições”, disse.

Já para o jurista luso, Rui Verde, a proximidade estatística entre os principais candidatos, aliada a pouca representatividade do universo dos votantes nas sondagens, impede qualquer leitura do momento político que se vive em Portugal

“Esta proximidade estatística impede qualquer leitura finalista e determinista do momento político, o que transforma a campanha numa disputa volátil”, avançou.

Entre os principais candidatos as eleições presidenciais em Portugal estão André Ventura, de 42 anos, líder e fundador do partido de ultradireita “Chega”, João Cotrim de Figueiredo, de 64 anos, integrante do Parlamento Europeu pelo partido pró-mercado Iniciativa Liberal, e António José Seguro, de 63 anos, ex-líder do Partido Socialista.

Caso nenhum candidato obtenha mais de 50% dos votos, está previsto um segundo turno para o dia 8 de Fevereiro. Se isso acontecer, será a primeira vez que acontecerá um segundo turno no país em quatro décadas, o que reflecte a fragmentação do panorama político.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version