" />
Conecte-se agora

Sociedade

Ana Dias Lourenço engajada na erradicação da SIDA pediátrico

António Sacuvaia

Publicados

on

- Ana Dias Louren  o - Ana Dias Lourenço engajada na erradicação da SIDA pediátrico

Foi lançado, ontem, 1 de Dezembro, na Província do Moxico – Cidade do Luena, a campanha “Nascer Livre para Brilhar, um evento que contou com a participação de representantes de organizações públicas e privadas, membros do executivo e da sociedade civil, representantes de organizações internacionais, e parceiros do Governo nos Programas da Luta contra o Sida.

Este ano a luta contra a epidemia, ganhou um novo impulso, com o envolvimento direto da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, que está a liderar a campanha” Nascer Livre para brilhar”, um compromisso assumido pelos chefes de Estado do continente na 29° Assembleia Geral da União Africana.

O objectivo principal da campanha lançada ontem no Luena, é a erradicação da SIDA pediátrica até 2030, através da eliminação da transmissão do VIH de mãe para o filho. A magnitude do desafio, que em grande parte dos casos está ligado as barreiras socioculturais, que impedem muitas das vezes mulheres grávidas de fazerem o teste, e começarem imediatamente o tratamento para evitar a transmissão vertical, foi o que motivou a Primeira dama, Ana Dias Lourenço, a optar por uma ação, junto de vários segmentos da sociedade, com uma mensagem directa a cada Angolano, que segundo a Primeira dama, a luta contra o VIH e a SIDA, só será vencida com o envolvimento de todos.

O lançamento da campanha que ontem teve início, é considerado como o ponto mais alto, de uma série que doravante será coordenada pelo Gabinete da Primeira Dama da República.

A campanha que tem como previsão a duração de 3 anos, alia-se assim, as estratégias do Instituto Nacional de Luta contra o Sida, que baseado nas metas e compromissos globais assumidos pelo País, elaborou recentemente um Plano Nacional de aceleração da Prevenção da Transmissão do VIH de mãe para filha.

O acto de lançamento da campanha na Província do Moxico, contou com empresa de mais de 40 mil pessoas.

Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (167)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (8)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (10)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (41)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação