Connect with us

Angola que dá certo

Ana Dias Lourenço anuncia projecto “Tata Uhayele”

Published

on

A primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, anunciou esta terça-feira, 15, um projecto móvel intitulado “Tata Uhayele”, quando discursava, por videoconferência, na nona edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary e celebração do 5º aniversário da Merck Foundation, que reúne, no Dubai, Primeiras-Damas e que permite a partilha de experiências de cada uma nos seus respectivos países.

“Tata Uhayele” que na língua nacional umbundu significa (cuide da sua saúde) trata-se, de acordo com Ana Dias Lourenço, de um projecto que alia a criatividade e a saúde ao serviço das populações, através da gestão de Carruagens Clínicas ao longo da linha ferroviária, no Corredor do Lobito ao Luau (Caminho de Ferro de Benguela), numa primeira fase, e depois nas outras duas linhas, de Moçâmedes e de Luanda, priorizando a prestação de cuidados primários de saúde às comunidades das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com especial ênfase ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres.

No domínio da Educação, a Primeira Dama da República referiu-se ao projecto “Educar a Linda / Educar a Weza”, uma iniciativa da Fundação a Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC) que considerou fundamental porque “a aposta na educação é chave para o desenvolvimento dos nossos países”.

“Defendo a educação das meninas como uma área de intervenção prioritária, pois a meu ver, é uma das áreas mais críticas e impactantes no empoderamento das futuras e actuais mulheres. Acredito firmemente que é importante investir na educação de meninas, pois assim se transformarão os nossos países e o mundo inteiro”, afirmou.

A nossa missão do FDC, sublinhou a Primeira-Dama, é dotar as comunidades de conhecimentos e competências técnicas e comportamentais, através do seu empoderamento económico e social.

“Desejamos, pois, que os nossos parceiros, Fundações, Organizações e Empresas, nos ajudem a implementar a nossa Missão através dos nossos Valores”, exortou.

A nona edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary e celebração do 5º aniversário da Merck Foudation conta com mais de 2.000 participantes, de forma presencial, no Dubai, e online pelo mundo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *