Connect with us

Politica

Américo Valentim Vaz apresenta candidatura à presidente do Bloco Democrático

Redação

Published

on

O início do calendário eleitoral no Bloco Democrático está previsto para o dia 15 do mês em curso. Neste mesmo dia, Américo de Jesus Valentim Vaz, político, empresário e membro do BD, irá oficializar a sua candidatura à presidente do Bloco Democrático, soube o Correio da Kianda.

A IV Convenção Nacional Ordinário do BD terá como seu ápice a eleição daquele que dirigirá a organização aos novos destinos. Para este mês, reserva-se à apresentação das candidaturas, sendo, Américo de Jesus Valentim Vaz, até ao momento, o único candidato que apresentou publicamente a pretensão de liderar o Bloco Democrático, no actual contexto político.

Américo de Jesus Valentim Vaz, nascido ao 25 de Fevereiro de 1978, natural do Cazenga, casado, pai de dois filhos, é membro do BD desde a sua fundação, desempenhou os cargos de Secretário Nacional da Juventude e Secretário Nacional para Organização do BD entre 2012 a 2016 e, actualmente, é membro da Comissão Política da mesma organização.

Tendo começado a sua vida política activa na década de 90, em movimentos de associativismo juvenil, Américo de Jesus Valentim Vaz fez parte do extinto partido político Frente para Democracia (FPD) e, actualmente, é também membro do Clube dos Jovens Amantes da Liberdade, do Movimento dos Estudantes Angolanos, do Amplo Movimento dos Cidadãos, bem como é parte da génese do hodierno movimento de activismo angolano, iniciado em 2011 aos dias de hoje.

Para lá da sua formação académica em seguros e gestão, Américo de Jesus Valentim Vaz tem formação política de várias organizações internacionais como o Instituto Republicano Internacional, o Instituto Democrático Internacional, a Fundação Friedrich Ebert Stiftung, participou entre 2003 e 2004 na Conferência da Juventude Africana em Kampala, Uganda; Conferência da Juventude Africana em Dakar, Senegal, bem como na Conferência sobre Compliance e Due Diligence, Conferência sobre Governaça Corporativa, Conferência sobre Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo e a conferência entre as organizações juvenis políticas JBD, JURA, JURS, JFNLA, JPDP-ANA em 2012.

No seu percurso político, Américo Valentim de Jesus Vaz teve encontro com o presidente fundador da FNLA, Álvaro Holden Roberto em 1998, encontro com a Dra. Alice Mabota, presidente da Liga dos Direitos Humanos de Moçambique em 2014, encontro com o presidente do Parlamento Juvenil Africano Salomão Muchanga, actual presidente do partido Nova Democracia de Moçambique, em 2014, encontro com o presidente da Associação Solidariedade Imigrante em Portugal Timóteo Macedo e encontro com Jorge Silva Deputado Municipal e vogal na Assembleia de Freguesia de Rio De Mouro – Sintra, eleito pelo Bloco de Esquerda, Lisboa Portugal em 2017.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD