Connect with us

Mundo

Americanos “preocupados” com relatórios sobre apoio ruandês aos rebeldes da RDC

Published

on

O Secretário de Estado Norte Americano, Antony Blinken, disse ontem, terça-feira que os Estados Unidos estavam “preocupados” com relatórios “credíveis” de que o Ruanda está a apoiar os rebeldes no leste da República Democrática do Congo.

O ressurgimento do grupo M23 na restive zona leste do Congo exacerbou as tensões entre os vizinhos, com Kinshasa a acusar Kigali de apoiar os rebeldes.

Blinken falava na capital congolesa Kinshasa, onde chegou na terça-feira para a segunda parte de uma digressão africana de três nações e onde se encontrou com o Presidente Felix Tshisekedi.

O Ruanda negou as alegações e o M23 negou ter recebido apoio ruandês. Blinken o Ruanda na quarta-feira, onde tema central, Segundo afirmou, será o conflito no leste do Congo.

“Estamos muito preocupados com as notícias credíveis de que o Ruanda apoiou o M23”, disse o chefe da diplomacia norte-americana numa conferência de imprensa em Kinshasa.

“Todos os países têm de respeitar a integridade territorial dos seus vizinhos. Qualquer entrada de forças estrangeiras na RDC deve ser feita de forma transparente e com o consentimento da RDC”.

O diplomata americano apelou a todas as partes para suspenderem qualquer apoio ou cooperação com o M23 ou outros grupos armados não estatais.

Blinken acrescentou que “não estava a fazer vista grossa” e que iria discutir o assunto com o Presidente ruandês Paul Kagame.

Ele disse que a sua viagem à região era para assegurar o apoio dos EUA aos esforços de mediação liderados por Angola e pelo Quénia “para prevenir mais violência, para pôr fim ao conflito (e) para preservar a integridade territorial da RDC”.

Blinken falou depois de visitar a África do Sul na segunda-feira, onde disse que os Estados Unidos estavam à procura de uma “verdadeira parceria” com África.

 

C/ VOA

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *