Connect with us

Economia

Americano David Malpass é nomeado presidente do Banco Mundial

Published

on

David Malpass, alto funcionário do Departamento do Tesouro americano, foi oficialmente nomeado presidente do Banco Mundial (BM) nesta sexta-feira (5), para um mandato de cinco anos que terá início na semana que vem.

A eleição de Malpass, que era candidato único, foi um processo “aberto e transparente”, segundo nota divulgada pelo banco.

“O processo foi seguido por uma entrevista exaustiva com o senhor Malpass pelos diretores executivos”, disse a agência.

Malpass, de 63 anos, era até agora subsecretário do Departamento do Tesouro dos EUA encarregado dos Assuntos Internacionais e fiel ao presidente Donald Trump, acompanhando-o desde o início de sua campanha eleitoral.

O Banco Mundial queria ratificar a nomeação de seu novo presidente antes da reunião do organismo que acontece na semana que vem em Washington.

Malpass se tornou uma figura controversa depois que, em 2017, criticou instituições internacionais que classificou como desperdício, “não muito eficientes” e “frequentemente corruptas em suas práticas de crédito”.

Ele também se queixou do financiamento recebido por países como a China e outras nações ricas.

Nos últimos tempos, suavizou sua mensagem, afirmando que está comprometido com a missão do banco de eliminar a pobreza extrema e que as reformas instauradas no ano passado corrigiram muitas das críticas que tinha feito.

A presidência do BM, que tem sede em Washington, é geralmente atribuída a um americano, seguindo um um acordo tácito pelo qual, a direção do Fundo Monetário Internacional (FMI) geralmente é confiada a um europeu.

 

AFP