Sociedade
Ambientalista chama atenção para preservação dos oceanos
O ambientalista Rafael Lucas alertou para a necessidade de se ultrapassar os desafios na implementação da economia “Economia Azul”, para o pleno alcance do seu ideal.
A também chamada de economia do mar, remete ao conjunto de riquezas e valores oferecidos pelos oceanos, numa perspectiva de uso sustentável dos mesmos recursos, de acordo com a definição do Banco Mundial.
Apesar da promoção de iniciativas positivas como o plano Nacional de Gestão de Pesca, o ambientalista reconhece que existem ainda grandes desafios por enfrentar.
Rafael Lucas continua sugerindo um conjunto de medidas para o melhoramento das acções destinadas a conservação dos oceanos, envolvendo toda uma comunidade. Segundo o mesmo, a responsabilidade de preservar os oceanos é de todos nós.
“Uma das acções está relacionada com a promoção de campanhas educativas nas escolas e comunidades costeiras, abordando temas como o impacto da poluição e da sobrepesa. Sentimos a necessidade de promover o incentivo ao consumo sustentável do pescado”, conferiu o ambientalista.