Connect with us

Sociedade

“Amanhã estará reposta a circulação” na ponte que liga Huambo ao Bié, diz Governo local

Published

on

O Vice-Governador do Huambo para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Elmano Herculano Francisco, garantiu com exclusividade ao Correio da Kianda que a ponte sobre o rio Lutamo, que liga a província do Huambo ao Bié será reaberta nesta quarta feira, 14, depois de uma semana interdita.

Em comunicado, o Governo do Huambo havia garantido que após o deslocamento parcial do assentamento da passagem hidráulica sobre o rio Lutamo, as duas províncias poderiam repor a circulação 72 horas depois, facto que não chegou a acontecer, causando, assim, inúmeros constrangimentos aos automobilistas que circulam na Estrada Nacional 250.

Entretanto, o Vice-Governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Huambo, Elmano Francisco, disse, hoje, 13, em exclusivo ao nosso jornal, que o atraso da reposição do troço deveu-se as fortes chuvas que continuam a cair naquela parcela do território nacional.

“Prometemos repor o tráfego 72 horas depois, porém, a chuva continua a ser a nossa água na barba. Saí do local há 5 minutos, começamos a colocar as manilhas e as terras num trabalho que consideramos paliativo. Amanhã garantidamente estará reposta a circulação”, disse, o governante.

Questionado para quando a construção definitiva da ponte, Elmano Francisco disse que “por se tratar de uma estrada nacional, a competência da construção definitiva é do Instituto Nacional de Estradas. Estamos em contacto permanente com o INEA para assegurar essa situação”, concluiu.

A ponte sobre o rio Lutamo, localizada no município do Cachiungo, no Huambo, apresenta sinais de degradação há anos, segundo os condutores. Com as fortes chuvas que vêm se registando naquele zona, tem agravado o estado.

Colunistas