Connect with us

Mundo

Aliança Democrática com 12 membros no novo governo da África do Sul

Published

on

Pelo menos 12 membros do partido Aliança Democrática estão indicados por aquela força política para integrar o novo governo em formação na África do Sul.

É na sequência do acordo assinado em Junho último, de coligação entre o ANC e a oposição sul-africana, depois das eleições gerais ocorridas em Maio, na nação arco-íris, que os membros da Aliança Democrática passam assim a integrar o executivo de Cyril Ramaphosa, para os próximos cinco anos.

Trata-se de John Steenhuisen, indicado ao cargo de Ministro da Agricultura; Siviwe Gwarube, ministra da educação básica; Dean Macpherson, Ministro do Trabalho e da Infraestruturas; Leon Schreiber, ministro dos Assuntos Internos; Dion George, para Sivicultura, Pesca e Ambiente, bem como Solly Malasti, para a pasta das Comunicações e Tecnologia Digital.

Esta força política passa ainda a ocupar as pastas das Finanças, Ensino Superior, Energia e electricidade, pequenos Negócios e empreendedorismo, Indústria e Comércio, bem como das Águas.

Das 12 pastas, as mulheres estão em quatro, nomeadamente, Jane Sithole de pequenos Negócios e Empreendedorismo; Samantha Graham-Maré, da Energia e Electricidade; Mimmy Gondwe do Ensino Superior e Siviwe Gwarube, da Educação básica.

Lembrar que a Aliança Democrática foi a segunda força mais votada das eleições gerais da Africa do Sul, obtendo 21,81% dos votos, atrás do partido governante ANC 40,18% os piores da sua história.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *