Connect with us

Mundo

Alberto Neto Pereira exonerado do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe

Published

on

Alberto Neto Pereira foi exonerado do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, pelo primeiro-ministro e chefe de Estado, Patrice Trovoada, ao seu pedido.

O pedido surgiu após o chefe da diplomacia são-tomense ter feito declarações polémicas por entender que Portugal e Angola não têm prestado ajuda suficiente ao ensino do português na Guiné Equatorial.

“Tenho consciência da gravidade da situação e assumo as minhas responsabilidades. Decidi remeter uma carta a sua excelência, o senhor primeiro-ministro e chefe do Governo, colocando o meu lugar à disposição”, escreveu, e continuou: por outro lado, “neste sentido, espero salvaguardar a minha imagem, a imagem do Governo e sobretudo a imagem do nosso país. Caberá a sua excelência o primeiro-ministro e chefe do Governo a decisão final”, esclareceu.

Por sua vez, o primeiro-ministro Patrice Trovoada, sublinha que Alberto Pereira “teve uma atitude bastante responsável, digna e corajosa em apresentar a sua demissão”.

De recordar que, o ministro preferiu estas palavras, na recepção de cerca de 30 quadros da Guiné Equatorial que vão aprender português e realizar estágios em várias áreas em São Tomé e Príncipe.