Ligar-se a nós

Mundo

Akinwumi Adesina nomeado “Homem do Ano África 2022”

Publicado

em

A revista EMY África nomea  o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, na categoria dos Prémios Exclusivos “Homem do Ano (África) 2022”, pela sua liderança visionária como presidente da instituição que dirige e pela sua notável contribuição para África durante o seu mandato como Ministro da Agricultura da Nigéria.

“Quando olhamos à nossa volta, vemos diferentes pessoas a darem as suas contribuições à sociedade. Sabemos que África vai ser África se aproveitarmos o nosso valor agrícola e subirmos na cadeia de valor. Um homem ergueu-se pela sua inspiração, pela sua motivação e por nos fazer acreditar, com uma visão e estratégia que podemos alcançar isto”, disse o Coordenador Residente da ONU no Gana, Charles Abani, que anunciou o prémio durante a cerimónia realizada a 1 de Outubro em Acra, no Gana.

Como Ministro da Agricultura da Nigéria de 2011 a 2015, Adesina é creditado por ter dado a volta ao setor agrícola da Nigéria em quatro anos. Sob o seu mandato, a Nigéria pôs fim a 40 anos de corrupção no setor dos fertilizantes, ao desenvolver e implementar um sistema inovador de carteira eletrónica, que fornecia diretamente aos agricultores insumos agrícolas subsidiados à escala, utilizando os seus telemóveis. Nos primeiros quatro anos após o seu lançamento, este sistema de carteira eletrónica atingiu 15 milhões de agricultores.

Com Adesina ao leme, o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento conseguiu o maior aumento de capital desde a sua criação em 1964. A 31 de outubro de 2019, os acionistas de 80 países membros aumentaram o capital geral de 93 mil milhões de dólares para um capital histórico de 208 mil milhões de dólares.

Adesina também liderou outras realizações, tais como a resposta ousada e rápida do Banco à pandemia de Covid-19, com o lançamento de um histórico título de dívida Covid-19 de 3 mil milhões de dólares, seguido de um Mecanismo de Resposta à Crise de até 10 mil milhões de dólares. Em maio deste ano, o Conselho de Administração do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento aprovou um Mecanismo Africano de Produção Alimentar de Emergência, de 1,5 mil milhões de dólares, para ajudar a enfrentar a crise alimentar mundial provocada pelo conflito russo-ucraniano. Os fundos ajudarão 20 milhões de agricultores africanos a produzir mais 38 milhões de toneladas métricas de alimentos para enfrentar os crescentes receios de fome e insegurança alimentar no continente.

Ao anunciar o prémio Homem do Ano (África), a EMY reconheceu a contribuição do Dr. Adesina, considerando-o um “reformador ousado” e “economista de desenvolvimento de reconhecimento global e especialista em desenvolvimento agrícola de renome mundial, com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento”.
O prémio foi entrengue na Gestora Nacional do Danco Africano de Desenvolvimento no Gana, Eyerusalem Fasika, em representação Dr. Adesina, agradeceu à equipa da EMY e a todos os parceiros pelo reconhecimento.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD