Politica
Ajustes no Estatuto da JMPLA elevará idade para cargos de direcção para 35 anos
O ajustamento dos Estatutos da juventude que suporta o partido no poder está entre os temas a constarem da agenda do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA, previsto para os dias 21, 22 e 23 de Novembro.
Em declarações à imprensa esta segunda-feira, 14, o Coordenador da Comissão Nacional Preparatória do conclave, Crispiniano dos Santos, referiu que o ajuste tem como objectivo elevar o limite de idade dos actuais 30 para 35 anos de idade para todos os militantes que pretenderem ascender à liderança dos órgãos individuais ou colegiais da maior organização juvenil política do país.
“Pretendemos que os direitos dos militantes estejam alinhados a capacidade eleitoral na Organização, isto é, para ser eleito a um cargo colegial ou individual, ao invés de manter a idade, vamos passar a 35 anos, que é a idade correspondente à militância na JMPLA”, disse, citado pela página da JMPLA.
Crispiniano dos Santos falava assim durante a apresentação dos resultados do processo assembleário que elegeu os primeiros secretários provinciais da JMPLA.
No Congresso Ordinário de Novembro haverá ainda a eleição do Primeiro Secretário Nacional, assim como o Comité Nacional da Organização.
Recordar que o Presidente João Lourenço, anunciou também, na última Reunião do Comité Central, ajustes nos Estatutos do MPLA no Congresso Extraordinário dos camaradas, em Dezembro próximo.
Números
Durante a realização das assembleias da JMPLA foram eleitos 1645 delegados ao congresso, membros dos comités provinciais, 202 candidatos ao Comité Nacional, para o mandato 2024/2029, dos quais 41 foram escolhidos nas estruturas de base, e 17 novos primeiros secretários e um reconduzido.
Dos 18 primeiros secretários, cinco são mulheres eleitas nas províncias do Cuanza Norte, Luanda, Moxico, Uíge e Cuando Cubango.