Connect with us

Economia

AJECO distingue embaixador Sianga Abílio pelo contributo na formação de jornalistas económicos

Published

on

A Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) distinguiu, nesta sexta-feira, 27, com um diploma de mérito e um cristal de bronze, o embaixador Sianga Abílio por ter contribuído para a formação de muitos jornalistas na especialidade de assuntos de economia.

Por se encontrar no Quénia em missão diplomática, o embaixador Sianga Abílio foi representado pelo seu filho, engenheiro Simão Abílio, a quem Mateus Cavumbo entregou o diploma da distinção.

O actual Secretário Geral da Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO), Mateus Cavumbo, disse que Sianga Abílio é merecedor do reconhecimento pelo facto de ter impulsionado a formação de muitos jornalista que existem actualmente nas redacções de economia de muitos órgãos de comunicação social angolanos durante o tempo em que era o director da Sonangol Pesquisa e Produção.

“Foi uma das entidades que mais contribuiu para a formação de muitos de nós jornalistas”, disse.

“Seria uma ingratidão muito grande de nossa parte não reconhecermos uma figura que tanto contribuiu, do ponto de vista da formação, sobretudo no sector petrolífero bastante intensivo, em que a terminologia aplicada é de difícil compreensão”, reconheceu Mateus Cavumbo, ao Correio da Kianda.

Além de Sianga Abílio, outras 99 personalidades mereceram a distinção por aquela associação profissional por terem igualmente dado o seu contributo para afirmação da AJECO.

O referido reconhecimento aconteceu à margem da Assembleia Geral da Associação dos Jornalistas Económicos de Angola, e que elegeu Mateus Kavumbo como o Secrerário Geral para os próximos quatro anos.

Fundado em 1996, a AJECO já foi dirigida por Cristóvão Bragança, João Joaquim e agora Mateus Cavumbo.