Connect with us

Mercados

AIPEX no conselho empresarial da Commonwealth

Published

on

A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) recebeu na última semana o convite para integrar, na condição de parceira estratégica, o Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC).

O referido convite é extensivo ao presidente da AIPEX, António Henriques da Silva, para integrar o Conselho Consultivo Global do CWEIC.

Este convite formulado pelo presidente do Conselho Empresarial e de Investimentos da Commonwealth (CWEIC), Lord Marland of Odstock, surge na sequência da “participação bem-sucedida da AIPEX no Fórum Empresarial da Commonwealth (CBF) em Kigali, Rwanda em Junho de 2022, um evento que foi um grande sucesso”, que registou as presenças de Sua Alteza Real o Príncipe de Gales, Chefes de Governo, Ministros e mais de 1.700 líderes empresariais de toda a Commonwealth e não só.

Numa nota enviada ao Correio da Kianda, a AIPEX refere que “sente-se honrado e reconhece a importância da comunidade da Commonwealth, a relevância das economias e tendências dos Estados membros focados na criação de sociedades inclusivas, desenvolvimento sustentável e boa-governação, metas que estão alinhadas às prioridades do Governo Angolano”.

Este convite, lê-se ainda na nota, é “um marco importante para a República de Angola”, razão pela qual a AIPEX se juntará à outros Parceiros Estratégicos globais do CWEIC, que incluem multinacionais como Afreximbank, Standard Chartered e Dangote Group; governos regionais, como a Cidade de Londres, o governo de Queensland e o governo de Jersey; países como Bangladesh, Malta e Reino Unido.

Benefícios

A participação da AIPEX na plataforma vai permitir a Indicação de um representante para fazer parte do Conselho Consultivo Global do CWEIC, e estar presente nas três reuniões anuais do Conselho Consultivo Global do CWEIC, em Londres com representantes de empresas e governos de mais de 25 países.

Interagir com líderes empresariais de alto nível e tomadores de decisão governamentais por meio da rede de cerca de 100 empresas e governos, em eventos da CWEIC, webinars sectoriais e em delegações internacionais.

Contactar directamente os Diretores Nacionais da CWEIC na Austrália, Caribe, Gana, Gibraltar, Índia, Malta, Malásia, Nigéria, Singapura, Sri Lanka, Emirados Árabes Unidos e nossa sede no Reino Unido.

Os Diretores Nacionais do CWEIC conectarão a AIPEX aos principais contactos governamentais e comerciais nesses mercados e organizarão reuniões/chamadas individuais mediante solicitação.

Desempenhar um papel formal no Fórum de Negócios da Commonwealth, que ajudará a promover a AIPEX para um público global. A CBF é o principal ponto de encontro entre empresas e governos da Commonwealth, que conta com a presença de presidentes, primeiros-ministros, ministros e líderes empresariais de toda a Commonwealth e não só.

Sobre o CWEIC

CWEIC é uma organização sem fins lucrativos ou comerciais, em que os membros são admitidos apenas por convite. É a única instituição com mandato de 56 Chefes de Governo da Commonwealth para promover o comércio e o investimento entre os países membros da Commonwealth. É a rede de negócios da Commonwealth, trabalhando para conectar o sector público e privado em toda a Commonwealth.

 O CWEIC estabeleceu uma presença internacional na Austrália, Caribe, Gana, Gibraltar, Índia, Malásia, Malta, Nigéria, Singapura, Sri Lanka e Emirados Árabes Unidos, e tem Diretores Nacionais dedicados em cada um desses mercados. O CWEIC está em processo de lançamento de um hub em Nairobi, no Quênia.

Próximos eventos

Em Dezembro de 2022, o CWEIC sediará a Cúpula de Comércio e Investimento da Commonwealth entre empresas e governos (CTIS) em Londres, um evento híbrido que contará com a participação de 56 países membros. A cúpula coincidirá com o Banquete da Commonwealth realizado no Guildhall em parceria com a Cidade de Londres.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.