Connect with us

Economia

AIPEX desmente informação de que estaria a impedir entrada de investidores no país

Published

on

Numa nota de imprensa, enviada esta noite ao Correio da Kianda, a Agência de Investimentos Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) esclarece não existir qualquer intenção, por parte daquela instituição, em impedir a entrada de investidores no país, antes pelo contrário, está em negociação com vários potenciais investidores, mas que o processo obedece a várias fases para confirmar a sua credibilidade.

O referido documento vem em resposta a um vídeo posto a circular nas redes sociais, segundo o qual a AIPEX vem demonstrando falta de interesse em apoiar consultores, empresários e organizações que pretendem contribuir para a promoção e captação de investimento privado para o país.

Por esta razão considera que “as acusações que são proferidas por via dos referidos vídeos evidenciam comportamentos contrários aos procedimentos, práticas e à cultura organizacional desta agência e do seu Presidente do Conselho de Administração”.

Antes da assinatura de qualquer acordo ou memorando, avança a AIPEX, existe uma fase de verificação da situação jurídico-legal dos interessados, “através de um aturado processo de “due diligence” que serve também para confirmar a credibilidade e a idoneidade do potencial parceiro, identificar as áreas de interesse para eventual cooperação e as vantagens mútuas que pode representar face à estratégia do Executivo angolano em relação ao investimento privado e cuja actividade à AIPEX compete levar cabo”.

Nos casos em que se identificam “inconsistências importantes que beliscam a credibilidade e a idoneidade do eventual parceiro, como foi o caso, os procedimentos internos recomendam a demarcação imediata de qualquer contacto com o solicitante e na evidencia de crime são acionados os órgãos competentes do Estado”, lê-se ainda no documento.

A AIPEX vive um momento de reestruturação profunda e de modernização dos seus serviços que, segundo a nota, tem resultado numa melhoria substancial da sua actuação junto dos investidores internos e externos.

A recente aprovação da Janela Única do Investimento constitui, para a Agência de Investimentos e Promoção das Exportações, um marco importante no sistema do investimento privado e um avanço significativo na melhoria das condições e facilidades para a implementação efectiva das propostas de investimento.

A nota termina dizendo que a AIPEX adoptou uma estratégia operacional que privilegia a cooperação com pessoas singulares e colectivas, públicas e privadas, nacionais e internacionais idóneas e credíveis e desde que os marcos da colaboração respeitem a Lei, se ajustem as suas atribuições e sejam convergentes com a estratégia definida pelo Executivo angolano em relação à promoção e captação do investimento privado interno e externo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (18)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania