Connect with us

Economia

AIPEX assinala 3º aniversário com visita a investimentos privados em Benguela

Published

on

O conselho de Administração da Agência Nacional de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) está desde a tarde desta terça-feira, 16, na província de Benguela, para visitar cinco projectos de investimentos privados, como o projecto Contenal, projecto Tutiangol, a Guanda Pesca e Salinas da Baía Farta, e será recebida em audiência pelo novo governador provincial, Luis Nunes.

De acordo com o programa da referida visita, o primeiro investimento a receber a delegação de António Henrique da Silva, por volta das 09 horas, desta quarta-feira, 17, é o Projecto Contenal, de fabrico de materiais de construção. Localizado no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), a fábrica Contenal tem a sua carteira de investimento avaliado em USD 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil dólares dos Estados Unidos da América) e criou, até ao momento, 25 postos de trabalho para nacionais.

Ainda no Pólo Industrial da Catumbela, o PCA da AIPEX e a sua comitiva, vão visitar a fábrica Tutiangol, que produz alimentos e comercializa equipamentos para a indústria alimentar naquela região sul do país.

Com mais de 60 postos de trabalho directos criados, o referido investimento é estimado em USD 2,842.951,70 (dois milhões, oitocentos e quarenta e dois mil, novecentos e cinquenta e um dólar dos Estados Unidos da América e setenta cêntimos).

Seguir-se-á a visita ao projecto Guanda Pesca, na Caota, destinado à captura, congelação e transformação de pescado, com um investimento inicial, em 2017, de USD 41.980.000,00 (quarenta e um milhões e novecentos e oitenta mil dólares dos Estados Unidos da América) gerando 362 postos de trabalho directos, 329 dos quais nacionais.

Para o período da tarde desta quarta-feira está prevista a visita ao projecto Salinas, uma iniciativa do grupo Nextim, antes da audiência com o governador Luís Manuel da Fonseca Nunes, no palácio provincial.

As infra-estruturas a serem visitadas pelo PCA da AIPEX, visam fomentar a produção nacional, a promoção do emprego e qualificação da mão-de-obra nacional, propiciar o abastecimento eficaz do mercado interno e substituir as importações.

A deslocação à província de Benguela, para visitar aquelas unidades fabris, está enquadrada no leque de actividades que visam assinalar o terceiro aniversário de existência da AIPEX, e que culminará com uma Conferência de Imprensa, em Luanda, no dia 24 do corrente mês, para a apresentação das actividades da agência, desde a sua criação, dos dados estatísticos, do impacto sócio económico dos investimentos registados e da implementação das actividades de melhoria de actuação da Agência e do ambiente de negócios.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (25)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania