Economia
AIAAN recebe primeiro voo da companhia marroquina e aproxima-se da conclusão da transferência total de voos de passageiros
O Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN) recebeu na manhã desta segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, o primeiro voo da Royal Air Maroc, de Marrocos, no quadro do processo de transferência gradual das operações das companhias aéreas para a nova infraestrutura aeroportuária.
Segundo uma nota distribuída à imprensa, A aeronave Boeing 737-800 proveniente do Aeroporto Internacional Mohammed V em Casablanca, aterrou no AIAAN às 05h16 transportando 78 passageiros, assinalando oficialmente o início das operações regulares da transportadora marroquina no novo aeroporto internacional de Angola.
A Royal Air Maroc passa a operar três frequências semanais entre Casablanca e Icolo e Bengo, consolidando uma ligação aérea regular entre os dois países. Esta rota internacional sem escalas com cerca de 7 horas de duração é efetuada habitualmente às segundas-feiras, quintas-feiras e aos sábados, representando um importante reforço na conectividade entre Marrocos e Angola.
Com a passagem da companhia marroquina, sublinha o documento, aproxima-se a fase final do processo de transferência dos voos de passageiros para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, cuja conclusão está prevista para o dia 1 de Março de 2026 com o encerramento definitivo das operações regulares de passageiros no Aeroporto 4 de Fevereiro.
Com a integração progressiva das companhias aéreas internacionais, o AIAAN consolida-se como uma infraestrutura moderna e estratégica, preparada para responder aos desafios da aviação civil contemporânea e para assumir um papel relevante no reforço da mobilidade aérea regional e contiental.