Connect with us

Politica

Águas voltam a estar agitadas no PRS

Published

on

As águas voltaram a estar agitadas no PRS. O Secretário Permanente do Partido de Renovação Social, Gaspar dos Santos, foi expulso da reunião que analisava a vida interna daquela formação política, na última terça-feira.

A expulsão ocorreu no encontro do Conselho Político que olhava para data de realização do V Congresso “proibido” pelo Tribunal Constitucional, em Abril, por não reunir os requisitos exigidos por lei depois de uma providência cautelar interposta pela candidatura de Sapalo António.

No discurso de abertura da reunião que remeteu o assunto ao Comité Nacional para decisão final, Benedito Daniel, presidente do PRS, disse que o debate estava aberto desde que se respeitasse os estatutos do partido.

Em declarações à Rádio Correio da Kianda, Gaspar dos Santos Fernandes começou por esclarecer que muitos membros do Conselho Político incluindo-lhe não foram convocados.

É o caso de Sapalo António, um dos candidatos que remeteu o caso ao Tribunal Constitucional e proibiu-se a realização do congresso na data, inicialmente prevista.

Dos Santos explica que, dos 71 membros apenas 19 foram notificados para participar da reunião.

O jovem político sublinha que o acórdão do Tribunal Constitucional que proibiu a realização do congresso no princípio deste ano, não está a ser respeitado.

Segundo afirma, os alegados “vícios” solicitados para serem sanados poderão se registar, novamente casa esse conclave seja realizado.

Gaspar dos Santos explica ainda que foi expulso da sala de reuniões por ter questionado a não notificação de outros membros influentes alegadamente contestatários da actual direcção do PRS.

Em reacção e sem gravar entrevista prometendo fazê-lo ao longo do dia, Manuel Ribaia, membro de direcção do PRS disse ao Correio da Kianda que, “Dos Santos” foi expulso por desrespeitar os estatutos do partido.

Ribaia, acrescentou ainda Gaspar dos Santos, está a agir por “forças externas” para destabilizar o Partido de Renovação Social.

Ainda assim, o V Congresso foi convocado para os dias 1, 2 e 3 de Outubro e Benedito Daniel é, até ao momento, o único candidato à presidente do PRS.