Connect with us

Educação Financeira

Água canalizada, água mineral engarrafada ou máquina com garrafão. Qual é a melhor solução para si?

Published

on

O ser humano é 70% de água. Os animais domésticos idem. As plantas também não sobrevivem sem água. É, assim, impossível vivermos sem água.

Estima-se que 97,5% da água existente no mundo é salgada e não é adequada ao nosso consumo directo nem à irrigação da plantação. Dos 2,5% de água doce, a maior parte (69%) é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras, 30% são águas subterrâneas (armazenadas em aquíferos) e 1% encontra-se nos rios.

Poupar água é um devir de cidadania. A água potável é escassa e em Angola e em Moçambique, o fornecimento do precioso líquido transparente, sem paladar e inodoro é ainda aquém do necessário em quantidade, mas a qualidade da água que jorra das torneiras e torneiras colectivas está muito longe da confiança para que os consumidores consumam frequentemente esta água. Assim e no sentido de satisfazer as necessidades de matar a sede, muitos clientes e com algum rendimento, procuram comprar garrafas e garrafões de água mineral ou água de mesa. Geralmente são garrafas de plástico. Quem o faz considera que este é a única via para beber água com alguma segurança. Água que sai das torneiras não dá confiança.

No mercado informal, nas cantinas (mini-mercados) e nos super e hipermercados, podemos encontrar garrafas de água desde Kz 100 até Kz 600, quando falamos de garrafas de 33 CL a 5 Litros. E refiro-me a marcas de produção nacional. Quando se trata de água importada, os preços são substancialmente mais caros, por conta das taxas das Pautas Aduaneiras dos dois países para restringir a importação de produtos estrangeiros.

Antes de consumir qualquer marca de água, nacional ou estrangeira, tente saber mais sobre os minerais contidos na água, PH, e outras informações, como contactos da empresa em geral e para mais informações e reclamações. Sei bem que o preço importa na decisão final dos consumidores, mas tenta alguma preocupação com a qualidade da água e se a garrafa pode ser reciclada.

Beber água é um acto normal de qualquer ser vivo. Beba água saudável, pois a água sem qualidade também é responsável por um grande número de doenças que levam a diarreias, e a mais conhecida é a Cólera.

Beba dois a três litros de água potável por dia.

À nossa saúde!!!

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas