Economia
AGT leiloa 289 lotes de mercadorias diversas
Duzentos e 89 lotes de mercadorias diversas serão vendidos a 20 de Setembro, em hasta pública, via online, pela Administração Geral Tributária (AGT).
Este segundo leilão online (o primeiro foi a 12 de Julho último) inclui mercadorias concentradas, nos últimos anos, nos Centros Logísticos de Talatona e Aduaneiro do Quilômetro 33, em Viana, não reclamadas pelos seus proprietários.
Entre os materiais alistados estão eletrodomésticos e equipamentos de telecomunicações (11 lotes), mercadorias contentorizados (50 lotes), mobiliário e utensílios para residência (55 lotes), peças auto e diversos (38 lotes).
O leilão inclui, igualmente, vestuário, calçado e acessórios (37 lotes), além de outros 20 lotes, cuja mercadoria não foi especificada pela empresa angolana.
Com a venda dos lotes, a AGT prevê arrecadar 166 milhões, 983 mil e 385 kwanzas para os cofres do Estado, conforme uma nota da instituição a que a Angop teve acesso.
Os interessados nas mercadorias em contentores terão de comprar todo e podem acessar o site Leilão AGT, para a viabilização das mesmas.
A praça “online” abre às 23h59 minutos do dia 20 e termina às 23h59 de 21 deste mês.
Foi a 12 de Julho que a AGT realizou o primeiro leilão de mercadorias via online, tendo arrecadado 71 milhões de kwanzas, dos 29 milhões previsto, com a venda de 139 lotes.
A AGT decidiu deixar de realizar leilões presenciais, passando ao modelo online, sendo o mais aplicável para a arrematação de mercadorias.
As mercadorias leiloadas constituem artigos abandonados, confiscados ou não desalfandegados pelos proprietários.
Todas as mercadorias são licitadas quando excedem o prazo nos espaços aduaneiros, estando estipulado, no modal aéreo, 30 dias, para desalfandegamento, no sector portuário 60 dias, e para produtos perecíveis apenas 48 horas.
Por Angop