Sociedade
AGT: detido mais um funcionário por processamento indevido de impostos
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve este sábado, um cidadão de 41 anos, por suspeitas de estar envolvido no caso mediático da Administração Tributária (AGT). A acusação está relacionada com o processamento indevido de impostos.
A informação foi avançada pelo porta-voz do SIC-Geral, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, que explicou que o indivíduo, agora arrolado, fazia parte de um esquema que lesou o sistema tributário nacional.
Segundo Manuel Halaiwa, o referido cidadão era um técnico tributário da AGT, colocado na repartição dos grandes contribuintes, e foi acusado por factos constitutivos dos crimes de acesso ilegítimo ao sistema de informação e devassa através do sistema de informação, falsidade informática, associação criminosa, e peculato, consubstanciado em indícios fortes do seu envolvimento no sistema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA.
“A detenção deste funcionário decorre da aturada investigação em curso que detectou, a existência de múltiplos impostos indevidamente processados com recurso a um acesso fraudulento no sistema informático, cujo o esquema o ora detido tem participação directa”, disse.