Economia
Agronegócio: universidades públicas aprendem a elaborar planos de negócios e investimentos
Arrancou nesta terça-feira, 9, em Luanda, a formação sobre a elaboração de planos de negócios e propostas de investimento no agro negócio, dirigida às universidades públicas, no âmbito do Prodesi. A referida acção, de iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento, tem apoio do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e é ministrada em parceria com o INAPEM.
Participam da primeira fase da formação, cerca de 25 participantes entre prestadores de Serviços e Académicos e as Instituições Públicas de Ensino Superior respectivamente.
As aulas decorrem nas instalações dos Departamentos Provinciais de Apoio ao Empresariado (DPAEs) do INAPEM com recurso a especialistas da FAO via plataforma Zoom online e visa contribuir para o alcance dos objectivos do Peodesi, que passa por aumentar a produção nacional em 25%.
Consta ainda dos objectivos, impulsionar o desenvolvimento das cadeias de valor priorizadas no PRODESI, envolvendo os actores-chave do mercado através de uma plataforma para diálogo e fortalecimento da capacidade técnica e funcional nos domínios de desenvolvimento do agro negócio e cadeias de valor agro alimentares, bem como reforçar a capacidade dos Prestadores de Serviços da Rede do INAPEM e Académicos na elaboração de propostas de investimentos e gestão do agro negócio.
O projecto AgroPRODESI, de abrangência nacional, resulta de uma parceira entre os Ministérios da Economia e Planeamento, Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Agricultura e Pescas e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e tem a duração de 15 meses de implementação.